logo

AFETADOS POR TRUMP

Deputado petista quer auxílio de R$ 1,5 mil para mato-grossenses que "abandonaram" o Brasil e foram deportados dos EUA


Por Gabriel Rodrigues | RD News

img

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) propôs a criação de um auxílio emergencial no valor de R$ 1,5 mil para mato-grossenses deportados ou expulsos de país estrangeiros, pelo prazo de 12 meses. O intuito da medida, segundo o deputado, é dar condições mínimas de reinserção  social e econômica no estado para os afetados.

 

Barranco batizou a iniciativa de "Auxílio Emergencial para Repatriados Forçados", frente a escalada de deportações adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que desde a sua posse, em 20 de janeiro deste ano, intensificou a política anti-imigratória.

 

"Esta repatriação muitas vezes ocorre de maneira abrupta e sem possibilidade de organização financeira, colocando essas pessoas em extrema vulnerabilidade social ao retornarem sem estrutura para recomeçar suas vidas", justificou o petista, em trecho do documento.

 

Ele sinalizou a necessidade de comprovação de imóvel fixo no estado, e que apenas um representante de cada família repatriada seria beneficiada. Além disso, as mulheres teriam a prioridade de recebimento. Os recursos para custeio seriam provenientes do orçamento próprio do Governo de Mato Grosso.

 

A matéria foi proposta no dia 26 de fevereiro e já cumpriu duas das cinco sessões necessárias para que seja submetido às comissões temáticas e posteriormente, apresentada ao plenário. Em caso de aprovação e sanção do governador Mauro Mendes (União Brasil), o Executivo teria 90 para regulamentar o benefício.

 

Fonte: Gabriel Rodrigues | RD News 


MARIA DA PENHA

Mato Grosso registra aumento de 148% nas violações de medidas protetivas

Descumprimentos de medidas protetivas aumentaram 148% em um intervalo de três anos. Os dados de atendimento da Patrulha Maria da Penha revelam que, em Mato Grosso, em 2023, foram registrados 411 descumprimentos, passando para 503 em 2024. No ano passado, os casos saltaram para 1.022. Outro dado que registra crescimento é o da reincidência criminal, chegando a 100%. Foram 209...


MATO GROSSO

Saiba o que fazer em caso de dano ou perda da placa do veículo

Circular em via pública sem uma das placas de identificação do veículo é infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro


TRAGÉDIA

Criança de 9 anos vê o pai morrer esmagado por carro em Lambari D’Oeste

A vítima realizava manutenção mecânica no veículo quando foi atingida.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.