logo

AFETADOS POR TRUMP

Deputado petista quer auxílio de R$ 1,5 mil para mato-grossenses que "abandonaram" o Brasil e foram deportados dos EUA


Por Gabriel Rodrigues | RD News

img

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) propôs a criação de um auxílio emergencial no valor de R$ 1,5 mil para mato-grossenses deportados ou expulsos de país estrangeiros, pelo prazo de 12 meses. O intuito da medida, segundo o deputado, é dar condições mínimas de reinserção  social e econômica no estado para os afetados.

 

Barranco batizou a iniciativa de "Auxílio Emergencial para Repatriados Forçados", frente a escalada de deportações adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que desde a sua posse, em 20 de janeiro deste ano, intensificou a política anti-imigratória.

 

"Esta repatriação muitas vezes ocorre de maneira abrupta e sem possibilidade de organização financeira, colocando essas pessoas em extrema vulnerabilidade social ao retornarem sem estrutura para recomeçar suas vidas", justificou o petista, em trecho do documento.

 

Ele sinalizou a necessidade de comprovação de imóvel fixo no estado, e que apenas um representante de cada família repatriada seria beneficiada. Além disso, as mulheres teriam a prioridade de recebimento. Os recursos para custeio seriam provenientes do orçamento próprio do Governo de Mato Grosso.

 

A matéria foi proposta no dia 26 de fevereiro e já cumpriu duas das cinco sessões necessárias para que seja submetido às comissões temáticas e posteriormente, apresentada ao plenário. Em caso de aprovação e sanção do governador Mauro Mendes (União Brasil), o Executivo teria 90 para regulamentar o benefício.

 

Fonte: Gabriel Rodrigues | RD News 


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.